Escrever é viver duas vezes um bom Momento.
Antonio C Almeida
SOMOS TODOS POETAS
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


     Diz a lenda que um grande estimulo para se gerar a possibilidade de manipulação é entregar o deslumbre da falsa autoridade. Sim, como um empregado se sentir em uma posição acima de seu empregador, dentro de um contexto que ele não está, pois aquele que ele está tem que sempre ser imperceptível para então ser a moeda ganha do manipulador.
     É uma técnica não percebida pelos manipulados, que é fazer o alvo se sentir superior ao estabelecido como tal pela ordem social. Este método transforma o manipulador no todo poderoso conhecedor da magia do funcionamento da sociedade. O segredo está em tudo parecer acidental, presenteado e sem custo monetário.
     - “Você pode tudo, acima de qualquer autoridade, quando faz exatamente o que digo.”
 
A REVOLTA DO KINDER OVO
ESCOLA SEM PARTIDO
 
     Março de 2016, dentro dos momentos que antecederam o Impedimento de Dilma, que iniciou com a aceitação, em 2 de dezembro de 2015.
     Logo depois de uma caminhada parei em um bar/restaurante. Morando só resolvi não me envolver com preparo de comida e fiquei a esperar minha marmitex composta de frango ensopado com batatas, salada e o básico feijão e arroz. Seria um dia como outros se não fosse pelo grupo de alunos do ensino fundamental que saiam da escola. Andando no meio da rua, parando os carros. Meninos e meninas de idade que variava entre 11 e 13 anos.
     Me acomodei e fiquei atento ao que ocorria. Vários carros buzinavam pedindo passagem. Os alunos, bem arrumados, dando a ideia de estudarem em escola particular, emitiam gritos de ordem contra a “Presidenta”  - Verdade que Presidente é um adjetivo, substantivo de dois gêneros, mas a então presidente acreditava que era machismo e determinou a forma que desejava ser tratada, fazer o que? -, mas não demorou para que motoristas saíssem de seus carros e partissem para a agressão, afim de desbloquear a estrada. Os meninos e meninas correram, desagregaram e tomaram seu rumo.
     Uma criatura destas morava na rua que estava e sendo conhecida pelo proprietário do Restaurante foi chamada para elucidar nossas dúvidas:
- Vocês pararam os carros na rua. O que vocês estavam fazendo!? - perguntou o proprietário, visivelmente preocupado com a segurança de sua vizinha. Menina de uns 12 anos, mirradinha pela pouca idade e no momento tão aventureira.
- “Tio”, a Dilma é a responsável pelo aumento no preço do Kinder Ovo!
     Vamos compreender. O professor de matemática da menina – professor da turma dela na escola que estudava -, em uma aula de aritmética básica resolveu explicar um cálculo a partir da mudança de preço do chocolate – até ai tudo bem -, responsabilizou o aumento do valor a política econômica do atual governo e aproveitou para realizar um discurso de ódio – sim, agora usou da manipulação estragando tudo. A garotada, eufórica, esperou o sinal de fim de aula para saírem para rua e manifestarem contra o abuso do governo – o brasil todo estava se manifestando, lembremos daquele grupo da camisa “EU Votei no Aécio” contra os vermelhos, sabemos o que deu isto -, esta manifestação sem eira nem beira terminou em quase “porrada” e, acredito, em aprendizagem para a garotada.
     No Restaurante percebemos o que um professor(a) pode fazer em um minuto de manipulação, para atingir um interesse pessoal ou de grupos. Também que isto anda ocorrendo por ai, sendo de uma tendência política ou outra, colocando em risco alunos despreparados para a vida em sociedade, além de gerar idiotas erradamente politizados para toda uma vida.
     Não seria simples o professor apenas ser um professor? Argumentam-se que a Universidade goza de autonomia para executar sua atividade - tranquilo-, mas isto não se estende para escolas do ensino fundamental e médio, entretanto professores afirmam que sim.
     Se não se consegue tirar os partidos das escolas, chegará o dia que teremos que tirar as crianças.
     - “Não somos mais aqueles inocentes desprotegidos na escola, somos nós a escola que protege aqueles inocentes.”
 
 
Antonio C Almeida
Enviado por Antonio C Almeida em 13/05/2019
Alterado em 13/05/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários