Escrever é viver duas vezes um bom Momento.
Antonio C Almeida
SOMOS TODOS POETAS
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
80 A MELHOR DÉCADA DO RESTO DE NOSSAS VIDAS

          Primeiro de janeiro de 1980.
     Um barulho me acorda. Sete horas da manhã de uma terça-feira. Um simples estalo na janela se repete. Alguém jogava pedrinhas na janela. Levanto e observo. Um colega, com a bola de futebol embaixo dos braços acena. Corro para o armário, coloco o calção, calçado Kichute - Feito de lona, solado com cravos de borracha, todo ele preto, virou mania entre os meninos, pois era usado tanto para ir à escola quanto para a prática do futebol, ainda mais depois da conquista do Brasil da Copa do Mundo de 1970. Devido ao seu grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo, ou mesmo dar voltas nele próprio, passando pelo solado. No início da década de 80 o calçado vendia mais de 9 milhões de pares anuais. Todos os garotos queriam um.
     Corri pela casa, sabia que naquele horário minha mãe estaria na cozinha preparando o café, então para sair de casa deveria sair pela porta da sala me esgueirando pela entrada da cozinha para não ser visto, mas:
          - Antonio, vá escovar os dentes e venha tomar um café. – Falava minha mãe e foram longos quinze minutos perdidos, passava pela minha cachola.

     No rádio podia-se escutar:” A banda Aborto elétrico irá se apresentar no Roconha neste fim de semana; composta por Renato Russo no baixo, André Pretórios na guitarra e Fê Lemos na bateria, promete ...”. Não prestei muita atenção na notícia, afinal quem iria assistir esta banda que fazia parte da turma da colina, um grupo de bandas de garagem.
     Desci correndo as escadas e me encontrei com a turma. Corremos pela 714 norte, descendo pelas trezentos até chegar nas quatrocentos - Em Brasília os bairros são identificados por siglas e números. No caminho pude ver uma televisão ligada anunciando. “Um tremor ocorreu neste dia 1 de janeiro de 1980, e teve magnitude 7,2 na escala de Richter e intensidades IX na escala de Mercalli na Terceira e VIII no Topo e em Santo Antão em S. Jorge. A profundidade hipocentral estimada foi de 10 km e o epicentro situou-se no mar, cerca de 35 km a SSW de Angra do Heroísmo.” Pensei: “Não fui eu!”.
          Os times se dividem, e o jogo inicia. Do lado de fora as meninas escutavam rádio enquanto olhavam a diversão dos meninos. Uma delas escutava no rádio: “Música de John Lennon.” - Quem poderia imaginar que no dia 08 de dezembro daquele ano este cantor seria assassinado por um fã.
          Na pelada os meninos não sabiam se o que os motivava a jogar era a bola ou a torcida. Escuta-se mais uma notícia no rádio: “Avança o projeto do Telescópio Espacial Hubble. É um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. A dupla Sá e Guarabira lança o seu primeiro LP. A Anistia Ampla Geral e Irrestrita, promulgada pelo Presidente Figueiredo em 28 de agosto de 1979, ainda causa discussões por ter sido promulgada graças à Campanha da Anistia. 

     O jogo acabara, 3 a 4 para os visitantes. Corremos para nossas casas almoçamos. Descemos para baixo do bloco e montamos em nossas bicicletas. Com varas de bambu, linha de pesca, chegamos até o Lago Paranoá. Passamos toda a tarde e logo após a pesca voltamos para o nosso bloco. Bem a frente, próximo ao estacionamento, arrumamos uma fogueira e colocamos o peixe para cozinhar. Entre bate papo e beijos nas namoradas tocávamos cantigas em violão, acompanhado em grande cantoria. Embalados pela música de Osvaldo Montenegro - Em 1980, participa e ganha, o Festival MPB 80 da Rede Globo de Televisão com a canção Agonia -, compúnhamos algumas músicas. No final da noite, cansados, falávamos do Campeonato carioca de 1979. Flamengo campeão cujo artilheiro fora Zico - No final do ano de 1980 o flamengo fora campeão Brasileiro e no outro ano campeão do mundo, o que parou a maior rodovia de Brasília, devido a comemoração. Fomos para nossas casas para dormir e esperar o segundo dia dos anos 80, que prometia e muito, marcar nossas vidas.

 
 
Antonio C Almeida
Enviado por Antonio C Almeida em 09/08/2011
Alterado em 09/02/2020
Comentários