Escrever é viver duas vezes um bom Momento.
Antonio C Almeida
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Textos

  No ano de 1976, Martin Scorsese (Cineasta, produtor de cinema, roteirista e ator.), dirigiu um filme que foi considerado culturalmente, historicamente ou esteticamente significante pela  Biblioteca do Congresso dos EUA e foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1994. Taxi Driver é o filme que num retrato considerado dos mais violentos e crus sobre a vida em Nova Iorque, alguma vez levado à tela. Cinco anos mais tarde,Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos, foi quase assassinado por um jovem que justificou o seu ato com a obsessão que sentia pela personagem de Jodie Foster neste filme.
  Taxi Driver é um filme Estado-Unidense de 1976.  É amplamente considerado um dos maiores filmes dos Estados Unidos, aclamado por sua performance forte e realismo gritante. O filme levou os atores Robert de Niro e Jodie Foster à fama e reconhecimento; Foster estava com apenas 14 anos durante nas filmagens.
     Travis Bickle (De Niro) é um jovem de 26 anos frustrado e alienado do meio-oeste dos Estados Unidos, que alega ter sido recentemente dispensado do Corpo de Fuzileiros Navais. Ele sofre de insônia e consequentemente arranja um emprego como taxista na cidade de Nova Iorque, oferecendo-se para trabalhar no turno da madrugada. Travis passa o seu tempo livre assistindo a filmes pornográficos em cinemas imundos, dirigindo-se sem rumo pela periferia de Manhattan. Também observa Nova York de seu táxi e irrompe com violência contra o que julga ser a escória que contamina a cidade.
     Travis é incomodado pelo que considera o declínio moral a seu redor, e quando Iris (Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu táxi certa noite para fugir de um cafetão. Travis torna-se obcecado em salvá-la, apesar da completa falta de interesse da jovem pela ideia, explicando que estava drogada quando tentou fugir e que o cafetão, Sport, é na verdade uma pessoa gentil e prestável.
     Travis é também obcecado por Betsy (Shepherd), que trabalha no comitê eleitoral do senador Palantine, candidato à presidência, cuja campanha promete mudanças sociais drásticas. Ela inicialmente fica intrigada com Travis e, identificando-se com sua própria solidão, concorda em sair com ele. No encontro, entretanto, Travis leva-a a ver um filme pornô, e ela o abandona, perturbada. (Fonte Wikipédia – A enciclopédia Livre.).
     O filme foi lançado no ano de 1976 e é interessante observar que em 1975 terminava a Guerra do Vietnã, guerra que se iniciou em 1955, com a retirada das tropas Americanas em 1973. Na guerra morreram mais de 58 mil soldados dos Estados Unidos e mais de cinco milhões entre vietnamitas, cambojanos e laocianos. As feridas desta guerra podem ser observadas se percebemos que o individuo que nasceu durante a guerra, cresceu, pode ter morrido nela, resumindo-se a sua existência, geração, num estado de percepção comportamental instituído pela sobrevivência em guerra.
     Martin Scorsese ao criar o personagem de De Niro, empregou de uma sutileza técnica para que de imediato, o público, não associasse o personagem ao estresse pós-traumático de guerra, considerando que politicamente existia uma divisão de opiniões perante a guerra e seus efeitos. Percebe-se este artifício quando o personagem alega ter sido recentemente dispensado do Corpo de Fuzileiros Navais, uma abertura para a dúvida de sua participação ou não no conflito do vietinã.  Por outro lado, na leitura do filme, todos os sintomas do estresse pós-traumático de guerra, a caracterização e as possíveis consequências formam o personagem.
     Estresse pós-traumático é a  nostalgia, neuroses de guerra, cansaço de batalha. E as vítimas dessa doença sofrem com paranoias, vícios e até suicídio. Mas o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) também pode acometer vítimas de grandes desastres naturais, terrorismo, ataques violentos e outros.
     O filme, como a maioria das obras, expressa a opinião do artista e a sua intenção de entregar uma informação de valor à sociedade e esta informação pode chegar, devido as circunstancias, de forma velada com a intenção de atingir aos mais atentos, fugindo assim das retaliações de oposição.
     O filme é muito mais que sangue, suspense, cotidiano cruel; mostra-se também como revelador de parâmetros para a transformação de um indivíduo sadio em lunático e que não é apenas a partir de guerras que se formam neuróticos, mas também dentro do convívio social.  O homem é naturalmente bom, sendo a sua integração a sociedade a culpada pela degeneração do mesmo. O homem é produto do meio e compreendemos assim considerando que a personalidade de um indivíduo reflete as atitudes de seus familiares na maioria dos casos. Todos nós temos a nossa dose de neurose. 
   Considerando os avanços tecnológicos, em especial os utilizados no cinema, o filme não é tão interessante hoje para os acostumados com os filmes de consumo, dado a mudança no ritmo dos diálogos, apresentação das cenas, equipamentos e até mesmo pelos costumes, a arte que muda em acordo com o contemporâneo, efeitos especiais, diálogos, mas o conteúdo pode levar a um cinéfilo a prender a atenção esquecendo-se de todos os outros artifícios do cinema e assim mergulhar em uma verdadeira aula de vida, existência.


(Por: Antonio C Almeida)
            


 
Antonio C Almeida
Enviado por Antonio C Almeida em 28/10/2013
Alterado em 28/10/2013
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