Pode parecer um assunto novo, inusitado, mas não é. Desde os ebooks, em 1993, se fala sobre o fim dos livros tradicionais, ou talvez até antes disto.
Este assunto me chegou quando recebi uma mensagem da Biblioteca municipal ao qual tenho cadastro, carteira e uma bela relação de livros emprestados. Me pediam para voltar a frequentar a Biblioteca – Eu sou aquele do tipo que coloca a ida a Biblioteca como rotina diária, ou colocava -, de cara me chegou à compreensão de que no momento não é apropriado. Então a reflexão.
Com a pandemia percebemos que aqueles frequentadores de Biblioteca estão com receio em pegar em livros. Com o avanço tecnológico os livros em papel estavam passando para digitais e como fica as Bibliotecas nisto?
O Brasil tem, desde 2010, uma Lei Federal (nº 12.244/2010) que obriga que as instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País possuam bibliotecas.
As bibliotecas têm que estar no planejamento e no orçamento do seu município. O município é obrigado a ter Biblioteca. Mas até quando?
Mesmo com a impressão do fim da pandemia, ficarão hábitos que estarão ligados a melhor higiene, cuidados para não se expor a algo infeccioso e os livros acabarão sendo afastados do cotidiano. Será o fim das Bibliotecas?
Antonio C Almeida
Enviado por Antonio C Almeida em 09/10/2021
Alterado em 09/10/2021